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Critérios da Qualidade – Nadar Fitness Aquático – PROCESSOS

PROCESSOSGERENCIAIS

 

São definidososindicadores de padronização e gerenciamento dos processos, dos principaisfornecedores, e dagestão do uso dos recursosdaempresa, mapeando e padronizando as atividades em processos, conhecendo as necessidades e expectativasdaspartesinteressadas, sãoelaboradosprocessos de apoioquepermitemqueosprocessosprincipaissejamexecutadossemparalisação.

 

A sistematização desta pratica reforça as condições para previsibilidade dos resultados competitivos, e de prever os resultados e a capacidade de atendimento dos requisitos dos clientes. Após o desenvolvimento dos requisitos, o controle do seu cumprimento é feito por meio do acompanhamento e monitoramento dos indicadores.

 

Os processos principais e de apoio da NADAR são projetados por meio de um sistema de processos organizados pela direção (metodologia), para elaboração do projeto e seguindo as etapas de planejamento, plano de ação, avaliação do plano, comprovação, validação. As etapas de trabalho são definidas como:

 

1 – Planejamento do projeto – Define as bases que deverão orientar os requisitos aplicáveis aos processos. Delega a responsabilidade e autonomia, definição de prazos para elaboração e execução e seus mecanismos de controle, monitoramento e avaliação.

 

2 – Plano de Ação – Elaborar o plano de ação descrevendo os requisitos técnicos e gerais, as necessidades que o programa venha apresentar, bem como analisar as necessidades das partes interessadas (clientes, sociedade e colaboradores), associando o plano com a missão, visão e valores da NADAR. Devem definir nesta etapa os produtos que estarão associados a esse processo e seu alinhamento com a Missão, Visão e Valores da NADAR.

 

3 – Avaliação do Plano – o plano é testadoe verificado se as estratégias estão de acordo com a ideia inicial.

 

4 – Comprovação – para que o plano de ação seja aprovado é feito à checagem final, assegurando a segurança e eficiência do produto ou serviço. Se houver necessidade de alterações volta para a segunda etapa (plano de ação) para reescrever as solicitações de alterações até que o plano seja validado.

 

5 – Validação – p projeto cumprindo todas as etapas para elaboração do projeto, o plano de ação é validado, e encaminhado para treinar e capacitar os colaboradores, e treinar a equipe de venda para o lançamento do produto ou serviço.

 

Para realização deste método a NADAR seguiu a experiências e estudos da equipe técnica da Nadar para estabelecer uma metodologia própria e inovadora denominada de “NADAR SISTEMAS INTELIGENTES”. Os programas estão descritos em manuais de treinamento e capacitação, disseminadas através de treinamentos aos colaboradores e academias licenciadas.

 

O controle dos processos tem por finalidade assegurar que os requisitos de processo e produto sejam atendidos e, consequentemente, sejam atendidos os objetivos, necessidades e expectativas dos clientes e das partes interessadas. O controle é realizado por meio dos indicadores de desempenho, cujos resultados são comparados com padrões (metas) previamente estabelecidos. O responsável pelos processos atua corretiva e preventivamente para sanar as não-conformidades identificadas.

 

Não-conformidade refere-se ao não atendimento a algum dos requisitos. O tratamento de uma não-conformidade leva à identificação e bloqueio das causas, de modo a assegurar a qualidade do processo.

 

Os processos principais do negócio e de apoio são controlados por meio dos indicadores estabelecidos para avaliar o cumprimento dos requisitos aplicáveis que irão identificar as não conformidades. Ao se detectar uma não conformidade no processo, este é analisado e detectada a relação de causa e efeito. O time em questão é acionado e chamado para discussão das estratégias operacionais e avaliar uma oportunidade de melhoria.

 

A NADAR segue do principio que seus produtos e serviços têm que estar em conformidade com as necessidades e desejo de compra dos clientes, para isso a Nadar esta sempre em busca de dados que venham demonstrar o perfil e as variações e as tendências do mercado consumidor e da concorrência em geral. Os processos principais e de apoio são controlados por meio dos dados obtidos pela diretoria em relação ao mercado; quanto ao plano de ação são controlados por meio dos indicadores estabelecidos, para a verificação dos pontos fortes e oportunidades de melhoria (não conformidade).

 

Os processos também são avaliados e testados por meio da auto-avaliação, e avaliação externa (equipe nadar e clientes), permitem uma analise mais critica visando aumentar a eficiência e a segurança, permitindo atender as necessidades dos clientes e estarem de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

 

A NADAR busca formas de diminuir a variabilidade, participando de convenções, cursos e congressos, visitando academias de varias cidades do Brasil. Com objetivo de atualização e adquirir novas oportunidades de melhorias.

 

Considerando as grandes informações geradas por esses mecanismos e oportunidades, a NADAR mantém o controle dos processos e ações de oportunidade de melhorias, oportunizando aprendizado e aperfeiçoamento aos diretores e colaboradores, com a pratica de métodos inovadores. A pesquisa é uma fonte inesgotável para a NADAR que busca desenvolver produtos e serviços inovadores, eficiente e motivantes.

 

As padronizações em sistemas de aula permitem o licenciamento da marca “NADAR SISTEMAS INTELIGENTES” e o credenciando para participar dos maiores congressos de renome nacional e internacional e apresentando seus trabalhos (aulas). O programa de incentivo permite aos seus colaboradores o uso da criatividade como forma de empreender, abre também a oportunidade para novos talentos (estudantes de educação física), com um programa de treinamento para estagiários, com a oportunidade de contratação ao final do estagio.

 

A qualificação e seleção dos fornecedores são baseados em critérios pré-estabelecido aqueles que comprovadamente pratiquem a responsabilidade socioambiental e garantam a NADAR, aos seus colaboradores e clientes os seguintes critérios:

 

Critérios para qualificação e seleção dos fornecedores:

 

- Valores e condutas

- Criatividade (vantagens) - Serviços agregados

- Qualidade do produto

- Prazo de entrega, atendimento e localização.

- Preço e prazo de pagamento

- Desconto para pagamentos à vista e faturado

- Cuidados com o meio ambiente

- Não contratação de menores

- Tempo de atuação no mercado

 

A seleção de fornecedores visa escolher os fornecedores de matérias-primas, insumos e serviços que melhor atendam aos requisitos exigidos pelos processos, especialmente aqueles considerados críticos. Os critérios para seleção são estabelecidos a partir das necessidades da NADAR dos bens ou serviços a serem adquiridos e de exigências de confiabilidade de natureza técnica, financeira, comercial e legal.

 

São utilizados para avaliação dos fornecedores critérios definidos que qualifica e seleciona de acordo com os produtos a serem adquiridos. Desde antes do fornecimento os critérios permitem assegurar o cumprimento às qualificações desejadas pela NADAR para seleção dos fornecedores. A avaliação é medida antes, durante e depois da entrega.

 

Exemplos de critérios utilizados para seleção e qualificação dos fornecedores:

 

- Rejeição do item entregue (itens rejeitados / total de itens entregues X 100);

- Produtos que não atendam a Conformidade (Itens de não conformidade /total de itens entregues X100);

- Item entregue fora do prazo (Itens fora do prazo / total de itens entregues X 100).

 

A NADAR por ser uma prestadora de serviços possui poucos fornecedores diretos e a seleção se dá pelo cumprimento dos critérios estabelecidos, nos últimos anos todos tem cumprido rigorosamente seus compromissos, o mesmo acontece com os fornecedores que não temos a opção de escolha que nos fornece água e energia elétrica.

 

A NADAR comunica e avalia os fornecedores e cria o envolvimento e o comprometimento dos mesmos. O canal de boa vizinhança através do dialogo permite informar sobre o seu desempenho. A forma do relacionamento interpessoal fica ao ver da diretoria uma forma mais clara e sincera de transferir e informar sobre as avaliações de desempenho (olho no olho).

 

Desta forma permite o envolvimento dos fornecedores às causas sociais que a NADAR desenvolve, trazendo-os a se tornar parceiros, e buscam associar a sua marca com a da NADAR, proporcionando visibilidade. Motivo pela qual a NADAR cuida dos critérios de avaliação e do relacionamento direto, para desenvolver parcerias é necessário ainda o critério da honestidade, responsabilidade e comprometimento.

 

O Programa “Responsabilidade Compartilhada” tem contribuído muito para o envolvimento dos fornecedores com os princípios da NADAR, por meio da participação destes nos projetos sociais.

 

A avaliação que a NADAR faz dos fornecedores tem por finalidade medir o nível de desempenho dos fornecimentos realizados e identificar oportunidades para melhoria. Também é dada a oportunidade a novos fornecedores que passam pelo critério de avaliação para se tornarem fornecedores e só depois de uma analise de três anos se tornam parceiros da NADAR.